top of page

Parto na banqueta é bom pra quem?


ree

Tudo começou ouvindo a história de parto de uma mulher quilombola, que pariu com uma parteira tradicional, também do quilombo, depois meus pensamentos foram sendo reforçados por outras mulheres que também haviam parido com parteiras tradicionais.

Gosto muito dessas histórias, amo a tradição, ervas, benzimentos e tal. Sempre que posso saio por aí nos vilarejos do mundo querendo ouvir as histórias de parto e de vida dessa mulherada.


Enfim...esta reflexão é sobre as mulheres, os partos e as banquetas de parto.


Ahhh! As banquetas de parto! Todo mundo gosta, incentiva, ama ela. Eu particularmente acho bem desconfortável. Dói minha bunda, mas enfim, eu não tô parindo, então não tenho como dizer se gosto dela pra parir ou não.


Mas eu nunca tinha me questionado a respeito, ou parado pra sentir, observar e pensar, coisa que eu acho que deveríamos fazer mais na vida! Enfim... um belo dia ouvi as histórias de parto dessa mulher quilombola. Ela teve 9 filhos! O primeiro com a parteira tradicional, a Dona Maria Pinicha, que tive a alegria de conhecer. Os outro 8 teve só com o marido. Porque não chamou a parteira também?


Fiquei esperando uma outra super história, mas a minha surpresa?!

- Ahhh! Porque ela fez eu fica sentada num banquinho daqueles de ter parto e eu não gostei não. Queria fica de pé, ela num dexô! Aí nos outro parto, não quis ela não. Ficô só eu e meu marido e aí tive os meninu tudo na cama! Do jeito que eu quiria!


Uau!!!! Sempre ouvi dizer dos estudiosos subversivos ativistas radicais xiitas do parto humanizado de harvard que a pior posição pra parir é deitada! Que ela atrapalha a descida do bebê porque não favorece a ação da gravidade e etc e tal. Então eu como boa nerd que sou sempre repeti isso, sem usar o meu cérebro enorme pra simplesmente observar os fatos. Não estou dizendo que parir deitada é melhor, ok? Só estou questionando o quanto de liberdade damos a estas mulheres pra realmente escolherem como se sentem melhor nesse momento. Será que elas gostam da banqueta porque dizemos que elas vão gostar e que é bom pra elas? Será que não estamos as induzindo a aceitarem? Será que algumas delas não escolheriam parir deitadas, assim como algumas escolhem em pé ou de quatro?

Enfim... deixa para vocês essa reflexão. Conta pra mim o que você pensa sobre isso.


Texto de Thatiane Menendez

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page